Presidente convocou ministros para um almoço de fim de ano. Lula ainda se recupera de cirurgia na cabeça. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu sua equipe de ministros nesta sexta-feira (20) no Palácio da Alvorada para um encontro de fim de ano.
Segundo a assessoria do presidente, ele convocou os ministros para um almoço de confraternização. O primeiro escalão do governo tem 38 ministérios.
Ministros esperam que Lula aproveite o encontro na residência oficial para fazer um balanço do segundo ano do seu terceiro mandato e para que projete ações de 2025.
Lula passa por exames médicos em São Paulo e retorna para Brasília
A reunião foi convocada para o dia seguinte ao retorno de Lula a Brasília, após mais de uma semana em São Paulo, onde foi operado no hospital Sírio-Libanês para drenar um hematoma intracraniano.
O procedimento foi decorrente da queda que o presidente sofreu no banheiro do Alvorada em outubro, quando bateu a cabeça e levou cinco pontos na região da nuca.
Lula acena após sair do hospital onde realizou exames nesta quinta-feira, 19 de dezembro
Amanda Perobelli/Reuters
Retorno a Brasília
Lula retornou a Brasília na quinta-feira (19) após realizar uma tomografia na cabeça e ter a liberação dos médicos para viajar.
O encontro desta sexta ocorreu em meio ao esforço final do governo para concluir a aprovação no Congresso do pacote de corte de gastos.
LEIA TAMBÉM:
Câmara aprova projeto que limita alta do salário mínimo e obriga biometria para programas do governo
Abono salarial, Fundeb, supersalários: o que muda com PEC aprovada pelo Congresso
A reunião também se deu em um momento de discussões internas no governo sobre uma possível reforma ministerial.
Aliados de Lula defendem mudanças na equipe em 2025 para melhorar a relação com o Congresso e a comunicação do governo, além de viabilizar alianças para eleição presidencial de 2026.